Meio Limão

UM LIMÃO MEIO LIMÃO, O MEU É MEIO

domingo, fevereiro 26, 2006

Urgências em Santa Maria

Hoje tive um belo fim de tarde passado no SO de Santa Maria. Passo a contar.
Rapidamente o pequeno pormenor que me levou às urgências: costumo ter umas dores de cabeça com as quais já sei lidar. No entanto, na sexta-feira, fui apanhada desprevenida por uma dor desconhecida. Depois de experimentar os mesmos remédios, que não resultaram, passei 24horas na cama. Até aqui, tudo bem. Passei Sábado bastante melhor, hoje, sendo que o meu médico é "amigo", telefona-me a perguntar como é que estou e a dizer que se calhar não era má ideia passar nas urgências ao fim da tarde, já que ele estava de Banco. E eu tudo bem.
Saí mais cedo do Encontro mensal de Fevereiro do Clube LX Smart e lá fui, hospital comigo.
(como enquadramento, a dor era na cabeça e no olho)
Chego, faço uma finta nas inscrições das urgências e vou ter directa com o meu médico. Com a minha descrição do que se passava fui encaminhada para um oftalmologista - "só para despistar".
Oftalmologista vê tudo e tal. Diagnóstico: tem umas pequenas escamas nas pálpebras, isto poderá estar a causar uma inflamação que poderá inflamar para dentro e que poderá dar essas dores no olho. Aqui tem uma receita (anti-biótico e tudo). (o que é que isto tem a ver com dores de cabeça pergunta o comum mortal. Simples - nada)
Volto para o pé do meu médico... "ah e tal umas gotas..", pois então agora vou chamar uma Neurologista. Venha ela...
Pergunta para aqui, pergunta para ali....carrega aqui carrega ali. Diagnóstico "pois..realmente nunca vi dores assim...não se enquadra em nada...não é característico de nada que se conheça...não há nada que eu possa fazer...o melhor é ver se vai tomandos os remédios do costume" (onde está a parte em que eu já tinha dito isso?, que não tinham funcionado?).
Obrigada.
Voltei para o pé do meu médico "pelo sim pelo não, vais fazer um paracetamol intra-venoso" e eu tudo bem..
Chega a melhor parte.
Já eu picada com o paracetamol e tal, começa a conversa do senhor da cadeira ao lado o "sr Vasco" que estava com asma. Sei que eu dissesse nada começa a mostrar-me toda a sua panóplia de bombas, "tenho aqui esta, está a ver? é aqui que se põem as cápsulas, depois ao mesmo tempo desta tomo estas cápsulas, ainda tenho aqui mais esta bomba. Mas espere (procura no casaco), ah, estão aqui mais estas duas. Pois e agora o médico quer que eu faça 6 bombadas com esta bomba de 8 em 8 horas, mas eu não faço, porque eu já fui ao Pulide Valente e disseram-me que isto faz mal ao coração. Agora estou aqui, já me injectaram coisas de duas qualidades, tiraram-me sangue, fiz RX, oxigénio e agora aero-sol."
Da mesma maneira que a conversa começou também acabou. Eu fui acenando durante o monólogo do Sr. Vasco.
No fim quase que me peguei com a médica da Sala de Tratamentos, o meu frasco já tinha acabado mas "ai agora vai ter de esperar". Esperar? Na minha geração já ninguém espera, nem se aceita que se diga isso. A enfermeira dizia "então vai com o frasco (note-se que vazio) ter com o médico, pode ser que tenha de fazer outra medicação." Lá consegui explicar com muita calma que eu não ia fazer mais medicação nenhuma e lá me soltou..

E assim se passaram 3 horas no Hospital de Santa Maria.
Enquanto que talvez noutro País, por não saberem o que eu tinha na cabeça, fizessem algum tipo de investigação - mesmo que fosse para depois se chegar à conclusão de que não se conseguia encontrar nada, em Portugal estive quase a ir para casa com umas gotas para os olhos! Quando o que me dói é a cabeça...!
Vá lá..ainda me deram um paracetamol. LOL sim, porque isto só me dá é para rir!!
Parece uma anedota que me contaram...

badge